INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA
PLANO DE AULA
Rio de Janeiro, 09 de agosto de 2012.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: IECD
PROFESSOR (A): GRUPO 3 e 4
DISCIPLINA: PPIP-EF
DURAÇÃO: 2h
ANO/SÉRIE: 4ºano do Ensino Fundamental – T.401 Manhã
TEMA CENTRAL: A importância da família (dia dos pais).
CONTÉUDO(S): ° FAMÍLIA E AS RELAÇÕES FAMILIARES
° OS VÁRIOS TIPOS DE FAMÍLIA
° LINGUAGEM ORAL
° LINGUAGEM ESCRITA
° EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
OBJETIVOS: ° Expressar-se oralmente sobre a família;
° Identificar que
há vários tipos de família;
° valorizar os
laços afetivos;
° Expressar-se por
forma de desenhos;
° Estimular a
criatividade;
° Elaborar um
cartaz com a produção com todos os desenhos feitos pelos alunos;
° Confeccionar um
cartão;
° Produzir uma
mensagem escrita.
DESENVOLVIMENTO
1° Momento: Apresentação dos grupos 3 e 4.
2° Momento: Introdução do tema.
Iniciar o tema a partir de uma conversa informal, onde cada aluno se apresentará e falará sobre sua família, assim como, sua participação no grupo familiar, incentivando a oralidade e levantando algumas questões importantes: a cooperação em família, a diversidade dos grupos familiares, mostrando que a figura paterna pode ser assumida por outras pessoas: mãe, vó, avô, tio, padrinho, tia... etc.
Iniciar o tema a partir de uma conversa informal, onde cada aluno se apresentará e falará sobre sua família, assim como, sua participação no grupo familiar, incentivando a oralidade e levantando algumas questões importantes: a cooperação em família, a diversidade dos grupos familiares, mostrando que a figura paterna pode ser assumida por outras pessoas: mãe, vó, avô, tio, padrinho, tia... etc.
3° Momento: Confecção dos desenhos.
Após, será proposto a atividade do desenho.Cada criança fará o desenho da sua família para a montagem de um grande cartaz com todas as famílias reunidas.Será proposto à turma, a escolha de um título para o cartaz a partir de votação.
Após, será proposto a atividade do desenho.Cada criança fará o desenho da sua família para a montagem de um grande cartaz com todas as famílias reunidas.Será proposto à turma, a escolha de um título para o cartaz a partir de votação.
4° Momento: Montagem do cartaz a partir dos desenhos elaborados pela
turma.
5° Momento: Trabalhando a estrutura de como construir um cartão.
Será feita a apresentação do cartaz à turma, como ele ficou bonito com tantas famílias diferentes... Será então, proposto a confecção de um cartão:
Vamos fazer um cartão para uma pessoa especial da família que consideramos como nosso pai ou alguém muito especial que nos ama muito? Vamos demonstrar a essa pessoa o quanto também gostamos delas?
As crianças serão orientadas a partir da vivência delas e das orientações das professoras como é a estrutura de um cartão, que é diferente, por exemplo, de um bilhete, uma carta, uma lista de compras etc.
Será feita a apresentação do cartaz à turma, como ele ficou bonito com tantas famílias diferentes... Será então, proposto a confecção de um cartão:
Vamos fazer um cartão para uma pessoa especial da família que consideramos como nosso pai ou alguém muito especial que nos ama muito? Vamos demonstrar a essa pessoa o quanto também gostamos delas?
As crianças serão orientadas a partir da vivência delas e das orientações das professoras como é a estrutura de um cartão, que é diferente, por exemplo, de um bilhete, uma carta, uma lista de compras etc.
6° Momento: Produção de texto individual para o cartão.
As crianças poderão desenvolver a criatividade, ficando livre a arte para cada cartão. Durante a elaboração do texto serão dadas algumas orientações, porém a produção será livre.
As crianças poderão desenvolver a criatividade, ficando livre a arte para cada cartão. Durante a elaboração do texto serão dadas algumas orientações, porém a produção será livre.
RECURSOS: ° Cartolina,
° Papel pardo,
° Folha de ofício,
° Cola,
° Tesoura,
° Lápis e
canetinhas.
AVALIAÇÃO E OBSERVAÇÕES: A avaliação ocorrerá durante toda atividade, observando a produção e participação dos alunos. Após a confecção dos cartões, as crianças serão convidadas para realizar a leitura dos cartões, caso queiram.
As crianças participaram bastante e gostaram de realizar a atividade. Algumas necessitaram de apoio na elaboração do texto. Boa parte da turma desejou ler o seu cartão para os colegas, ocorrendo assim, uma grande confraternização e troca entre eles.
AVALIAÇÃO E OBSERVAÇÕES: A avaliação ocorrerá durante toda atividade, observando a produção e participação dos alunos. Após a confecção dos cartões, as crianças serão convidadas para realizar a leitura dos cartões, caso queiram.
As crianças participaram bastante e gostaram de realizar a atividade. Algumas necessitaram de apoio na elaboração do texto. Boa parte da turma desejou ler o seu cartão para os colegas, ocorrendo assim, uma grande confraternização e troca entre eles.
Trabalhos realizados
GRUPOS 3 E 4.
PARABÉNS PELO TRABALHO.
ResponderExcluirAQUI NO BLOG NÃO DÁ PRA TER NOÇÃO DA EXTENSÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA QUE TIVERAM, MAS NÓS (EU, VOCÊS, AS CRIANÇAS E A PROFESSORA DA TURMINHA, AMANDA) TEMOS!!! E GARANTO QUE VOCÊS FORAM ALÉM DOS OBJETIVOS. CONSEGUIRAM PRODUZIR MUITO MAIS, VOCÊS LEMBRAM DO TEXTO GAIOLAS E ASAS DO RUBEM ALVES? ENTÃO, VOCÊS TRABALHARAM E CONSTRUÍRAM CONHECIMENTOS COM A TURMA A PARTIR DE "BRINQUEDOS" E "FERRAMENTAS", ISSO SIGNIFICA: PROMOVER E RESPEITAR O SER EM TODA SUA DIMENSÃO!
MUITO OBRIGADA POR PROPORCIONAREM TAMBÉM A MIM, PROFESSORA, VIVER ESSE BREVE MOMENTO COM VOCÊS! UM BEIJINHO NO CORAÇÃO DE CADA UMA!!!!
Todas nós do grupo ficamos muito felizes em saber que aos poucos os conhecimentos passados para nós agora também podemos compartilhar e contribuir!!!!
ExcluirGRUPO, FALTOU O CONTEÚDO LÁ NO INÍCIO DO PLANEJAMENTO E A IDENTIFICAÇÃO. ESQUECERAM???
ResponderExcluirINSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA
PLANO DE AULA
Rio de Janeiro, 09 de agosto de 2012.
1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: IECD
PROFESSOR (A):GRUPO 3 e 4
DISCIPLINA: PPIP-EF
DURAÇÃO:2h
ANO/SÉRIE: 4ºano do Ensino Fundamental – T.401 Manhã
2 - TEMA CENTRAL:FAMÍLIA
3 - CONTÉUDO(S):FAMÍLIA E AS RELAÇÕES FAMILIARES, OS VÁRIOS TIPOS DE FAMÍLIA, LINGUAGEM ORAL, LINGUAGEM ESCRITA E EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
FAREI ALGUNS AJUSTES PARA EXPLICAR MELHOR O DESENVOLVIMENTO. OK?
ResponderExcluir