quarta-feira, 8 de agosto de 2012

FOLCLORE

ATIVIDADE DOS GRUPOS de PPIP/CDPEF
Terceiro Bimestre
OBJETIVOS:
Compreender o Folclore enquanto expressão da cultura popular e sua importância para todos nós;
Perceber, através da pesquisa e estudo, a relação que existe entre o meio ambiente, nossas raízes históricas, sociais e a produção cultural;
Compreender-se enquanto sujeito histórico, produtor e consumidor de cultura;
Compreender a produção folclórica como legado que vai se transformando com a história.
O que é Folclore?
Como as escolas trabalhavam o Folclore e como é trabalhado ATUALMENTE?
Em pleno século XXI, a escola não pode se fechar para o mundo e achar que o trabalho sobre Folclore se resume em pintar mitos como o saci... Ou ainda, recontar as lendas de forma descontextualizada, distante da realidade sem relacioná-las ao cotidiano que lhe deu origem, assim como, perceber que outras lendas continuam surgindo como forma de entender e de explicar o mundo. Os boatos, os ditos e outras produções da cultura dita popular e muitas vezes menosprezada pelo conhecimento científico têm sua importância e são oportunidades riquíssimas de trabalhar a criatividade, proporcionar o envolvimento com linguagens variadas e espaço para produção de nossos alunos e alunas.
Os alunos e alunas que trabalham conosco nas salas do Ensino Fundamental assistem a tv, sabem usar o computador, navegam na internet, têm acesso ao celular... Ou seja, lidam com diversos equipamentos interessantes e que muitas vezes não são aproveitados no ambiente escolar, pela falta de recursos ou pela própria proposta pedagógica. Como podemos trabalhar o Folclore de forma interessante para esses alunos e alunas? Quais temas podem ser atuais e interessantes para eles e elas?
1 TODOS OS GRUPOS:
 PESQUISA SOBRE FOLCLORE – ORIGEM, CONCEITO, IMPORTÂNCIA PARA A CULTURA E COMO A ESCOLA DEVERIA TRABALHAR ESTE TEMA.
ELABORAR PLANO DE AULA COM O TEMA FOLCLORE, CONTEXTUALIZANDO-O DE FORMA INTERDISCIPLINAR. NÃO ESQUECER DE RELACIONAR AO TEMA DO PP DESTE ANO DE 2012.
2 - MURAL INTERATIVO
OBSERVAÇÃO – TODOS OS MURAIS DEVEM CONTER O TÍTULO E OBJETIVO. MURAL TEMÁTICO e INTERATIVO (EXPOR NO CORREDOR PRINCIPAL – CAVALETES).
Grupo 1 E 2Mitos e Lendas
Objetivos:
Conceituar mito e lenda;
Apresentar de forma resumida um pouco da mitologia indígena, africana e portuguesa;
Valorizar a cultura popular e as nossas raízes;
Propor alguma forma de interação a partir do mural.
Observação
Sugestão de links:
Mitologia indígena
Mitologia portuguesa
Mitologia Africana
GRUPO 3 e 4Lenda ou Realidade
Objetivos:
Perceber que as lendas são construídas a partir de um contexto sócio-histórico;
Compreender a riqueza das lendas como forma, também de explicar e entender o mundo;
Provocar os alunos para “repensarem” alguns fatos, valores ou conceitos que muitas vezes são e/ou foram entendidos como lendas, boatos, mistérios e que algumas pesquisas ou mesmo a própria história já levanta questionamentos sobre a possível veracidade desses fatos.
Confeccionar um mural interativo com enquête.
Exemplo:
O HOMEM FOI À LUA? LENDA OU FATO?
A TECNOLOGIA E O UNIVERSO. SATÉLITES. AS CÂMERAS QUE FOTOGRAFAM O ESPAÇO.
MANGA COM LEITE FAZ MAL À SAÚDE?
Grupo 5 e 6Lendas Urbanas
Objetivos:
Conceituar lenda urbana;
Compreender que o Folclore é uma produção do homem que se transforma no contexto sócio histórico;
Dar exemplos de Lendas urbanas;
Realizar um mural interativo, onde os alunos poderão registrar lendas urbanas que conhecem.
Exemplo
A INTERNET E AS LENDAS URBANAS
NOS SITES DE RELACIONAMENTO  ENCONTRAMOS MUITAS LENDAS, HISTÓRIAS.
OUTRO FATO INTERESSANTE É COMO OS “BOATOS” SE PROPAGAM FACILMENTE PELA VELOCIDADE DO MUNDO GLOBALIZADO. CONECTADOS À REDE, TECEMOS INFORMAÇÕES, QUE MUITAS VEZES, SÃO VERDADEIRAS LENDAS DO MUNDO VIRTUAL.
MUITOS FILMES EXPLORAM AS LENDAS URBANAS.
SERÁ QUE O SACI SERIA RECONHECIDO, HOJE, COMO ET?

O mito dos Vampiros

Na Mesopotâmia, Grécia e Roma Antiga já existiam boatos sobre sugadores de sangue, porém, foi na Europa Moderna que a história ganhou força. O pavor era tanto que muitos foram assassinados sob acusação de ser uma dessas criaturas.

Essa histeria residia, sobretudo, na ignorância sobre o ciclo de decomposição do corpo humano e no fato de que algumas doenças podem originar comportamento e aparência vampirescos:

Exumação: Se um caixão fosse aberto e o corpo estivesse preservado, retorcido, ou se houvesse presença de sangue na boca e nariz do morto, não havia dúvida: tratava-se de um vampiro. O que ninguém sabia é que, dependendo da temperatura, umidade e tipo de solo, os corpos levam mais tempo para se decompor; que por causa de erros de diágnósticos comuns pelo atraso na área da medicina da época, as pessoas tentavam sair do caixão após serem enterradas vivas, como portadores de catalepsia; e que durante a decomposição, é possível que sangue e outros fluidos sejam expelidos pelas cavidades do corpo.

Doenças: Certas pessoas acusadas de vampirismo podiam, no fundo, ser portadores de porfiria, doença rara catalogada apenas no fim do século XIX. As vítimas são altamente sensíveis à luz solar, podem sofrer delírios e ter boca e dentes avermelhados. Por não saírem de dia, são pálidas como vampiros. Além disso, mortes em série atribuídas a vampiros eram, na verdade, fruto de epidemias, como raiva, cólera ou a peste bubônica, pouco conhecidas na época. Para agravar, portadores da peste bubônica podiam sangrar pela boca e portadores da raiva são sensíveis à luz.
Grupos 7 e 8 Ditados populares
Objetivos:
Pesquisar ditados populares e compreender que provérbios e ditos têm uma grande importância no contexto social;
Conhecer a origem de alguns ditados;
Perceber que os ditados são modificados com o decorrer da história e perdem suas reais características que lhe deram origem, ganhando outros significados ou ainda, perdendo o sentido.
Fonte para pesquisa:
3 - AULAS

OUTROS TEMAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDOS
QUAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO e TEMAS PODEMOS TRABALHAR?
SUGESTÕES PARA VOCÊS QUANDO ESTIVEREM LECIONANDO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E/OU EDUCAÇÃO INFANTIL
O HOMEM FOI À LUA? LENDA OU FATO?
A TECNOLOGIA E O UNIVERSO. SATÉLITES. AS CÂMERAS QUE FOTOGRAFAM O ESPAÇO.
SÃO JORGE – A LENDA
A LUA NAS LENDAS INDÍGENAS.
POR QUAL MOTIVO OS ÍNDIOS CULTUAVAM A LUA?
O ASTRANAUTO – QUE TRABALHO É ESSE?
E EU? EU VIVO SEMPRE NO MUNDO DA LUA!
TV E FOLCLORE.; QUE PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO ENCONTRAMOS NAS OBRAS APRESENTADAS PELA TV? (SUGESTÃO: MONTEIRO LOBATO- SÍTIO DO PICAPAU AMARELO/).
(TECNOLOGIA) COM A MÍDIA, AS LENDAS PASSARAM A SER PROPAGADAS MAIS RAPIDAMENTE, ATINGINDO UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS.

QUEM CONTA UM CONTO...  AUMENTA UM PONTO
QUANTO A TV INVENTA MODA... INVENTA MODOS, "INVENTA A GENTE"...
A INTERNET E AS LENDAS URBANAS
NOS SITES DE RELACIONAMENTO ENCONTRAMOS MUITAS LENDAS, HISTÓRIAS.
OUTRO FATO INTERESSANTE É COMO OS “BOATOS” SE  PROPAGAM FACILMENTE PELA VELOCIDADE DO MUNDO GLOBALIZADO. CONECTADOS À REDE, TECEMOS INFORMAÇÕES, QUE MUITAS VEZES, SÃO VERDADEIRAS LENDAS DO MUNDO VIRTUAL.
CULINÁRIA
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
CANTIGAS E ACALANTOS
Enfoques: Matemática, Português, História/Geografia e Artes: Folclore, Regiões do Brasil; Medidas, Frações, Situações Problema; Construção de texto, Leitura, Interpretação; Alimentos, Higiene, O Planeta. A Lua – Satélite da Terra. O espaço. Os planetas. Novos planetas. As transformações do planeta...
Recursos e atividades:
Marcas da história: O Folclore Brasileiro. Realização de pesquisas sobre a origem dos mitos do nosso Folclore; Lendas, brincadeiras, parlendas, cantigas, acalantos, adivinhações, festas populares e etc. Lendas urbanas do nosso município (pesquisa junto aos pais de algumas lendas urbanas conhecidas por eles).

As lendas do Orkut – Lendas e tecnologias. O quanto as tecnologias influenciam o nosso cotidiano. Lendas da internet.  Convidar os pais e avós para que contem algumas lendas para a turma. Trabalhar com o material da Turma da Mônica em quadrinhos: http://www.monica.com.br/comics/folclore/welcome.htm

As lendas e o meio ambiente. Mostrar que as lendas acontecem de forma contextualizada.  A pesquisa científica e o planeta: “Et” - Quem é esse cara?; “Será que o homem foi à lua?”;  “A lua nas lendas”. “A lua e a sua influência na natureza”: fases, agricultura, marés e etc.  A NASA. Os astronautas. A tecnologia no espaço.
Os mitos e seus papéis no meio ambiente (Ex.: a função do curupira é proteção da mata). Montar um livrinho da turma que explique os mitos e suas origens. Sugestão de Livro - Mistérios da Pindorama de Marion Villas Boas.
A culinária. A transformação das receitas com a influência de outras culturas. Confeccionar receitas. Pesquisar sobre pratos típicos das regiões brasileiras.
A história e os alimentos: Programa “Pé De Quê?” Trabalhar noções de higiene e cuidados na manipulação de alimentos. Trabalhar medidas na confecção de receitas. Montagem de livro de receitas.
Trabalho com textos diversos: lendas, trava língua, adivinhações, cantigas de roda. Construir textos coletivos sobre temas do folclore.
Escrever histórias em forma de quadrinhos. Montar um livro de ditados populares. Pesquisar brincadeiras antigas na família das crianças. Resgatar essas brincadeiras.
Convidar responsáveis para ensinar brincadeiras de quando eram crianças. Brincar com trava línguas e parlendas. Oferecer atividades de desenho, pintura e colagem. Criar um blog registrando as atividades realizadas. Postar desenhos, pesquisas, adivinhações, entrevistas sobre o tema. Trabalhar com rimas.  Atividades com sucata – artesanato, confecção de instrumentos, fantoches etc.
Realizar atividades de teatro e dança. Utilização de vídeos, sala de leitura, laboratório de informática, biblioteca, mala de aventura e etc.
FONTE: PLANO DE AÇÃO CARMELINHA 2010
FOLCLORE
Proteção Jurídica
Existe uma proteção jurídica para o folclore. Está na Constituição Federal:
Art. 215. “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais.”
A importância do Estudo do Folclore
O Estudo do folclore é o estudo da alma de um país, é o estudo do modo de ser da gente, do povo, das suas maneiras de pensar, de agir e sentir. É a mentalidade de um povo. É a lição que nos vem sendo transmitida através das gerações.
Se não conhecemos a mentalidade de um povo, não conheceremos os efeitos de uma vida futura. A sementeira só germinará se anteriormente o terreno for estudado, conhecido e preparado.
O Folclore na Escola
O folclore não está desvinculado do cotidiano do aluno, desde que o professor esteja atento ao fato de que o folclore é a origem de tudo o que a cultura humana vem construindo e sofisticando através dos séculos.
Na sala de aula pode estar presente em várias disciplinas, embora sua maior aplicação esteja no setor de linguagem oral e escrita, com a amplitude dos contos. A criança é conduzida a um mundo de fantasias. O conto é um veículo educativo, usado nas mais antigas civilizações. Os provérbios, que representam a condensação da sabedoria, as adivinhas, que são testes de conhecimentos, as parlendas, os jogos, os brinquedos que estimulam as relações sociais e reafirmam a unidade do grupo.
Na História do Brasil, na Geografia e nas Ciências, as lendas relativas à escravidão, mineração, bandeiras, os heróis brasileiros etc.
Em Matemática, inúmeras fórmulas e outras contribuições em parlendas, poesias e jogos.
Em Artes, enfatizam-se os trabalhos manuais, artesanatos, uso do material local, música, melodia, instrumentos.
O aproveitamento do folclore no Ensino Fundamental é das mais válidas contribuições, pela intenção formativa e pelo caráter de nacionalidade que imprime.
Autoria Desconhecida

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