Instituto de Educação Carmela Dutra
Plano de Aula
Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2012.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: Instituto de Educação Carmela Dutra
PROFESSOR (A): Grupo 5 e 6
DISCIPLINA (S): PPIP-EF
DURAÇÃO: 2 horas
ANO/SÉRIE: 4° ano do Ensino Fundamental – T. 401 Manhã
TEMA CENTRAL: Folclore Brasileiro
CONTEÚDO (S): Artes (Música e Artes Visuais); Matemática (Leitura de gráfico e raciocínio lógico matemático); Português (Leitura, linguagem oral e produção de texto)
OBJETIVOS:
Expressar-se através de música;
Ouvir a história da “COCA” acompanhando a narração;
Participar oralmente da história, durante a “contação”;
Falar sobre as lendas que conhece;
Responder oralmente algumas adivinhações da cultura popular brasileira;
Elaborar gráfico para registrar os acertos da atividade das adivinhações;
Conhecer e ouvir a poesia “Levado Saci”;
Reconstruir a poesia completando a partir de sua imaginação;
Montar um quebra-cabeça temático com a figura do Saci-Pererê;
Encontrar palavras relacionadas ao que foi trabalhado em sala no caça-palavras;
Elaborar texto coletivo a partir das palavras encontradas no caça-palavras;
Ampliar o vocabulário.
DESENVOLVIMENTO:
1° Momento: Apresentação dos Grupos e Saudação.
2° Momento: Introdução do Tema.
Começar com uma conversa informal sobre o folclore brasileiro e anexar a esta, um conto popular, chamado “O Menino e a Coca” onde os alunos poderão participar ativamente no desenvolvimento da história, cantando a música que acompanha a narração, estimulando assim, suas capacidades de memorização e ritmo.
3° Momento: Apresentar algumas adivinhações da cultura popular brasileira e incitar aos alunos as respostas. Separar as crianças em dois grupos para que “disputem” entre si quem soluciona mais adivinhações e registrar o resultado em gráfico.
4° Momento: Apresentar a poesia “Levado Saci” (Carmem Lúcia F. Vaz) e desconstruir sua estrutura original. Pedir que os alunos a reconstruam, completando com novos trechos os que lhe forem entregues em branco.
5° Momento: Atividade para estimular Raciocínio Lógico.
Montagem do quebra-cabeça temático com a figura do Saci-Pererê.
6° Momento: Leitura e Produção de Texto.
Propor um caça-palavras com alguns dos itens do nosso folclore e a partir das palavras encontradas, montar um texto coletivo com a turma.
RECURSOS: Música, Lendas, Poesia, Adivinhações, Quebra-cabeça e Caça-palavras.
AVALIAÇÃO E/OU OBSERVAÇÕES GERAIS:
A avaliação será feita durante a aula, considerando ortografia, vocabulário, coerência textual, criatividade, participação e produção dos alunos.
De uma maneira geral, todos se predispuseram a participar com empenho das atividades propostas. Foi bastante divertida a contação de história, em que todos puderam cantar juntos e interagirem uns com os outros.
Grupos 5 e 6.
Nomes: Bianca de Almeida, Carina Paola, Catarine Ribeiro, Eliza Ramos, Gabriel Galindo, Gabriella Gelani, Jefferson Costa, Patricia Tavares, Raphaelle Cristina, Thiago Roberto, Helena Lourdes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário