terça-feira, 21 de agosto de 2012

PLANO DE AULA - GRUPOS 5 E 6


Instituto de Educação Carmela Dutra
Plano de Aula
Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2012.
        
    DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: Instituto de Educação Carmela Dutra
PROFESSOR (A): Grupo 5 e 6
DISCIPLINA (S): PPIP-EF
DURAÇÃO: 2 horas
ANO/SÉRIE: 4° ano do Ensino Fundamental – T. 401 Manhã
    
    TEMA CENTRAL: Folclore Brasileiro
    
    CONTEÚDO (S): Artes (Música e Artes Visuais); Matemática (Leitura de gráfico e raciocínio lógico matemático); Português (Leitura, linguagem oral e produção de texto)
    
    OBJETIVOS:
Expressar-se através de música;
Ouvir a história da “COCA” acompanhando a narração;
Participar oralmente da história, durante a “contação”;
Falar sobre as lendas que conhece;
Responder oralmente algumas adivinhações da cultura popular brasileira;
Elaborar gráfico para registrar os acertos da atividade das adivinhações;
Conhecer e ouvir a poesia “Levado Saci”;
Reconstruir a poesia completando a partir de sua imaginação;
Montar um quebra-cabeça temático com a figura do Saci-Pererê;
Encontrar palavras relacionadas ao que foi trabalhado em sala no caça-palavras;
Elaborar texto coletivo a partir das palavras encontradas no caça-palavras;
Ampliar o vocabulário.

DESENVOLVIMENTO:
              1° Momento: Apresentação dos Grupos e Saudação.
              2° Momento: Introdução do Tema.
      Começar com uma conversa informal sobre o folclore brasileiro e anexar a esta, um conto popular, chamado “O Menino e a Coca” onde os alunos poderão participar ativamente no desenvolvimento da história, cantando a música que acompanha a narração, estimulando assim, suas capacidades de memorização e ritmo.
     3° Momento: Apresentar algumas adivinhações da cultura popular brasileira e incitar aos alunos as respostas. Separar as crianças em dois grupos para que “disputem” entre si quem soluciona mais adivinhações e registrar o resultado em gráfico.
     4° Momento: Apresentar a poesia “Levado Saci” (Carmem Lúcia F. Vaz) e desconstruir sua estrutura original. Pedir que os alunos a reconstruam, completando com novos trechos os que lhe forem entregues em branco.
       5° Momento: Atividade para estimular Raciocínio Lógico.
       Montagem do quebra-cabeça temático com a figura do Saci-Pererê.
       6° Momento: Leitura e Produção de Texto.
       Propor um caça-palavras com alguns dos itens do nosso folclore e a partir das palavras encontradas, montar um texto coletivo com a turma.
    
   RECURSOS: Música, Lendas, Poesia, Adivinhações, Quebra-cabeça e Caça-palavras.
         
     AVALIAÇÃO E/OU OBSERVAÇÕES GERAIS:
     A avaliação será feita durante a aula, considerando ortografia, vocabulário, coerência textual, criatividade, participação e produção dos alunos.
     De uma maneira geral, todos se predispuseram a participar com empenho das atividades propostas. Foi bastante divertida a contação de história, em que todos puderam cantar juntos e interagirem uns com os outros.


Grupos 5 e 6.

Nomes: Bianca de Almeida, Carina Paola, Catarine Ribeiro, Eliza Ramos, Gabriel Galindo, Gabriella Gelani, Jefferson Costa, Patricia Tavares, Raphaelle Cristina, Thiago Roberto, Helena Lourdes.                                     
           




Nenhum comentário:

Postar um comentário