INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA
Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2012.
Projeto Dia das Crianças
Justificativa:
Justificativa:
A criança tem direito
de brincar, de trocar com outras crianças, de se desenvolver, de ser
valorizada, respeitada e amada em um ambiente saudável.
A escola desempenha
uma função social importantíssima, promovendo a formação de cidadãos mais
solidários, com autonomia, auto-estima, responsáveis e atuantes no mundo,
agindo através de ações mais responsáveis e transformadoras da realidade social.
Para isso, ela, escola, precisa proporcionar à criança um ambiente feliz,
organizado, acolhedor, amável.e onde as regras são construídas coletivamente.
Objetivos:
Promover, durante este dia, atividades variadas e interessantes, oferecendo à criança oportunidades de lazer e sociabilidade, educativas.
Valorizar a participação da criança.
Estimular a auto-estima.
Evidenciar os direitos e deveres da criança na relação com os outros, oportunizando atividades que envolvam a colaboração e amizade entre as equipes.
Desenvolver a expressão oral, corporal e a coordenação motora.
Proporcionar a vivência de jogos e brincadeiras.
Objetivos:
Promover, durante este dia, atividades variadas e interessantes, oferecendo à criança oportunidades de lazer e sociabilidade, educativas.
Valorizar a participação da criança.
Estimular a auto-estima.
Evidenciar os direitos e deveres da criança na relação com os outros, oportunizando atividades que envolvam a colaboração e amizade entre as equipes.
Desenvolver a expressão oral, corporal e a coordenação motora.
Proporcionar a vivência de jogos e brincadeiras.
Desenvolvimento:
Boas vindas.
Apresentação das atividades e explicação de como serão
aplicadas. Caroline Rita, Tatiany e Daniela
T. 401 Equipe ________________ (COR)
T. 402 Equipe ________________
T. 501 Equipe ________________
T. 502 Equipe ________________
Responsáveis pelo Painel no Palquinho “Feliz Dia da Criança”
– Letícia, Claudia, Hérika, Maria do Carmo, Silmara, Nayara, Thayse, Gilmara,
Daniela, Alessandra e Caroline Serrão. (Trazer uma painel bem bonito e alegre)
Responsáveis pela ornamentação do espaço – Amanda, Alessandra,
Aline, Luiz Cláudio, Hellen, Pedro, Isadora, Jéssica Ramos, Monique Firmino,
Danielle, Julaiana Fernandes, Larissa Buccos, Jéssica Almeida (Trazer material
para enfeitar o espaço, cujo “clima”, será a estação Primavera)
Arrumação do espaço e finalização – TODOS
A) OFICINAS DE DOBRADURA
(para uma faixa de 25 crianças) De 9h às 9:30h
1ª Oficina Alessandra, Caroline Serrão, Amanda, Claudia.
Monique Firmino e Danielle
2ª Oficina Gilmara, Hérika, Isadora, Jéssica Ramos, Juliana Fernandes
e Hellen.
3ª Oficina Juliana Monteiro, Daniela, Larissa Buccos,
Jéssica Almeida, Maria do Carmo e Nayara
4ª Oficina Pedro, Tayse, Silmara, Risomar, Tiago, Helena, Patrícia
e Danielle.
B) APRESENTAÇÕES NO PALQUINHO
De 9:30h às 10:20h
Apresentador – Caroline Rita, Tatiany e Daniela (apresentar
e colaborar com a ornamentação, organização do espaço durante e ao finalizar a
as atividades do dia)
1ª - Teatro grupo
06 / T. 4003 Jefferson, Eliza,Raphaelle, Gabriel, Tiagoe Carina
2ª - História da
Coca (Folclore Brasileiro) Catarine e Jefferson
3ª - Teatro grupo
01/ T. 4004 Claudia, Margareth, Mayra, Débora e Luciana
4ª – Mágica - Débora
C) ALMOÇO
De 10:30h às 11h
Almoço
D) APRESENTAÇÕES NO PALQUINHO
5ª Show
de talentos
De 11h às 11:30h
Show de Talentos
Ir ao Carmelinha nos dias 09 e 10/10 (ou seja, esta semana) para saber com as professoras quais as
crianças que irão participar do Show de talentos. Trazer cds caso seja alguma
apresentação que precise de música. Alunos responsáveis: Mariana Regina e
Thalita
6ª
Desfile de Primavera
Desfile Primavera
Ir ao Carmelinha nos
dias 09 e 10/10 (ou seja, esta semana) para saber com as professoras quais as
crianças que irão participar do Show de talentos. Trazer cd. Ornamentar o
espaço simulando uma passarela. Alunos responsáveis: Bianca, Patrícia, Gabriela
e Pedro.
E) BRINCADEIRAS
Organizar os grupos com auxílio das professoras. (Os outros
alunos do Ensino Médio deverão dar suporte, ajudando as professoras).
Alunos responsáveis (Aplicar as brincadeiras e trazer
material para as mesmas.)
Rayanne Fernanda, Raquel Silva, Sarah, Camila, Mariana
Regina.
COPO VOADOR
1 aluno de cada equipe
1 aluno de cada equipe
Um copo descartável e um barbante fino. O barbante deverá
estar amarrado nas extremidades e o copo descartável com um furo para passar o
barbante. Ao sinal o primeiro aluno de cada equipe deverá sobrar o copo para
que ele chegue do outro lado do barbante.
ABRIR E FECHAR
5 alunos de cada equipe
ABRIR E FECHAR
5 alunos de cada equipe
Duas garrafas pet com tampas. Ao sinal do primeiro aluno de
cada fileira deverá abrir a garrafa e passar para o companheiro de trás este
deverá fechar a garrafa, assim sucessivamente.
DANÇA DO BAMBOLÊ
2 alunos de cada equipe.
Ao iniciar a música, os participantes deverão dançar com
seus bambolês sem deixá-los cair no chão. O vencedor será quem ficar mais tempo
dançando com bambolê. (Música)
Organizar os grupos com auxílio das professoras. (Os outros
alunos do Ensino Médio deverão dar suporte, ajudando as professoras)
Alunos responsáveis (Aplicar as brincadeiras e trazer
material para as mesmas.)
Thaís Ribeiro, Ster, Darliane, Nathália, Mariana Sancas,
Larissa e Bárbara.
LANÇAR ARGOLAS
1 participante de cada equipe
Cada equipe escolherá um participante que seja bom de
arremesso. Esse participante tentará acertar a argola no bico da garrafa. Quem
conseguir acertar mais argolas ganha.
Varal dos biscoitos (maisena)
Um participante por equipe. O participante tentará comer o
biscoito que estará amarrado em um varal sem poder utilizar as mãos. Quem
conseguir comer todo o biscoito primeiro será o vencedor.
CAÇA AOS OBJETOS
2 crianças por equipe. Será apresentado 4 objetos às duplas.
Cada dupla deverá encontrar 1 objeto para sua equipe e entregar ao
apresentador. Detalhe, cada objeto tem uma pontuação. A dupla vencedora será
aquela que encontrar o objeto que tem maior pontuação, sem saber o valor dos
objetos.
DANÇA DA CADEIRA
2 participantes por equipe. Faz-se uma roda de cadeiras e
outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos.
Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma
cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira.
Ganha quem sentar na última cadeira.
F} PARABÉNS PARA AS CRIANÇAS
11:30h
G) ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL E DO ESPAÇO
Todos: Ajudar a recolher o material utilizado e retirada de painéis e
ornamentações
OBSERVAÇÕES: TODOS OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO/ MODALIDADE NORMAL
DEVERÃO AJUDAR NA ORNAMENTAÇÃO DO PÁTIO INTERNO E DO PALQUINHO. COMO ESTAMOS NA
PRIMAVERA, SUGIRO AOS ALUNOS RESPONSÁVEIS PELA CONFECÇÃO DA ORNAMENTAÇÃO FAZER
FLORES, BICHINHOS... ALGO BEM ALEGRE E LEVE. NO PALQUINHO, SUGIRO UM PAINEL ESCRITO
“PARABÉNS CRIANÇA!”.
TODOS OS ALUNOS DEVERÃO AUXILIAR OS PROFESSORES DO
CARMELINHA DURANTE AS ATIVIDADES, MESMO QUE NÃO SEJAM DE SUA RESPONSABILIDADE.
VAMOS COOPERAR NO QUE FOR POSSÍVEL E EVITAR CONVERSAS OU BRINCADEIRAS FORA DE
HORA.
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