quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Biografia de Carmela Teles Leite Dutra - SEMANA DA NORMALISTA



                                                                         Biografia 
                                                               CARMELA DUTRA
Carmela Teles Leite Dutra (Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1884 Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1947) foi a primeira-dama do Brasil, de 31 de janeiro de 1946 até a sua morte, tendo sido a esposa de Eurico Gaspar Dutra. Era, carinhosamente, chamada de Dona Santinha.
Nascida na Ilha do Governador, Carmela era filha de Manoel Antonio Leite e de sua esposa Emília Teles.
No dia 8 de dezembro de 1904, ela desposou José Pinheiro de Ulhôa Cintra, com quem teve dois filhos, Carmelita (esposa do político Luís Novelli Júnior) e José (que se tornou general-de-divisão). Seu marido era parente do jornalista e político Delfino Pinheiro de Ulhoa Cintra Júnior e do irmão deste, o barão de Jaguara.

Em novembro de 1911, Carmela Teles Leite trabalhou para a prefeitura do Distrito Federal e para o Colégio Estadual Ferreira Viana. Foi também vice-diretora do Instituto Profissional Orsina da Fonseca.
No dia 19 de fevereiro de 1914, Carmela, que ficara viúva, casou-se com o então segundo-tenente Eurico Gaspar Dutra, com quem também teve dois filhos, Emília (esposa do político Mauro Renault Leite) e Antônio (militar e empresário).
Fervorosamente católica e influente sobre o marido, Dona Santinha foi responsável, como primeira-dama, por dois acontecimentos marcantes: a proibição do jogo no Brasil, em abril de 1946, e a extinção do Partido Comunista Brasileiro (PCB), em maio de 1946. Em 1948, os representantes do partido tiveram seus mandatos cassados.
Em outubro de 1947, Dona Santinha faleceu aos sessenta e três anos de idade. A causa da morte foi um suposto erro medico. Também é o nome de nossa escola de ensino normal aqui em Madureira.



 Grupos 3 e 4
GRUPOS 3 E 4.hospedagem para site



GRUPOS 3 E 4.hospedagem para site
Mural grupo 3 e 4

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário