domingo, 30 de setembro de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - ADAPTAÇÃO CACHINHO DE OURO/ GRUPO 5


Cachinhos de Ouro (versão)

Narrador: Cachinhos de Ouro era uma jovem, moradora do subúrbio. Madureira era seu bairro de nascença. Todos a chamavam por Cachinhos de Ouro porque seus cabelos cacheados eram bem loirinhos. 
Desde pequena, atraía muitos elogios e era querida por todos, tinha todo um encanto. Falava bem, era uma líder nata. Seus amigos a admiravam muito. Mas Cachinhos achava aquilo muito fácil, muito comum, sem graça. A verdade é que ela não suportava ser pobre.  Ao entrar na puberdade perdeu-se em futilidades.  Já não se importava com os amigos e só queria saber de passear no shopping. Entristecia-se por não possuir todas aquelas roupas lindas e caras que via. Só pensava em ter dinheiro para conseguir tudo aquilo, porém se horrorizava com a palavra trabalho. O que ela queria mesmo era ganhar na loteria para nunca precisar trabalhar.
Um dia, ao voltar de seu passeio no Shopping de Madureira e tendo gasto todo o dinheiro que sua mãe havia lhe dado para pagar suas aulas de teatro, ela sentiu vontade de passear no Parque de Madureira.  E lá foi ela...
No quiosque:
Cachinhos: “Camila??? É você mesma???”
Camila (atendente): Caramba! Cachinhos? Quanto tempo, garota!
Cachinhos: O que você está fazendo aqui?
Camila(atendente): Trabalhando, ué.  E você, está fazendo o que? Trabalha, não é?
Cachinhos(atendente): Ta maluca? Não agüento nem minha mãe me dando ordens, vou agüentar patrão? Vou é ganhar na Mega Sena. É meu destino, sabia?
Camila (atendente): Hum... Você que sabe. Mas se eu fosse você, encontrava um emprego até lá. Não dá para ser feliz dependendo da sorte. As coisas não caem do céu. Precisamos merecer o que temos...
Cachinhos: Ah, ta. Ta bom! Lição de moral a essa hora? To indo.  A gente se vê!
Anda mais um pouco...
No banheiro, uma moça está lavando o chão.
Ariane(auxiliar de limpeza):“ Nem um bom dia???”
Cachinhos:  Falou comigo? Peraí... Ariane!!! Aí já é brincadeira... Lavando o chão???
Ariane: Ih, que foi, Cachinhos? É um serviço muito digno! Mas, poderia estar num hospital, sempre quis ser médica, como não estudei... Mesmo assim, ajudo minha mãe e ela se orgulha de mim. Se não quer trabalhar pesado.. Estude!
Cachinhos: Estudando ou não, não vou lavar chão... HAHAHA.
Ariane: Se não buscar por seu futuro isso pode acontecer sim, Cachinhos. Trabalho bom, não aceita gente sem estudo.
Cachinhos: Vou ganhar na Mega Sena!
Ariane: E se não ganhar?
Cachinhos: Não parei para pensar nisso... Ah, eu hein! Deixa eu ir!
Ela senta em um banco, logo em seguida uma pessoa senta a seu lado. Ao se virar...
Cachinhos: “Lidiane! Nossa, mais uma amiga do passado... Hoje já encontrei duas, já está ficando ridículo isso. quem escreveu o roteiro?”
Lidiane: “Nem acredito que te encontrei, te liguei e não consegui falar com você, te procurei no face e nada.”
Cachinhos: “É que o telefone não é o mesmo e eu excluí o face. Ninguém falava comigo.”
Lidiane: “Deve ser porque você passou a viver só para você né, amiga? Mas eu nunca te esqueci! Sempre pensava no momento em que nos encontraríamos de novo. Falava sempre com as meninas...”
Cachinhos: “Encontrei as meninas hoje, coitadas... Trabalham feito condenadas.”
Lidiane: Cachinhos... Qualquer trabalho é válido, o que não é válido é ver todo mundo feliz, sendo útil e só a gente sem felicidade, sem amigos e ainda assim, só pensando na gente mesmo.
Cachinhos: “Sei lá, eu queria tanto que meu guarda-roupa fosse igual ao da Beyoncé” ...
Lidiane: (risos) E ele vai ser Cachinhos, mas você precisa batalhar por isso! Estuda cara, você é capaz de ser o que você quiser! Mas, acredite, nada vai cair do céu!
Cachinhos: “É, acho que estou no caminho errado mesmo. A Camila falou a mesma coisa. Nem acredito que abandonei vocês. Vocês são de ouro de verdade; me mostraram que trabalho não é vergonha, muito ao contrário... Dignifica a pessoa e que quem tem amigos, tem um tesouro valiosíssimo. Esse passeio de hoje, me trouxe a vida de volta e eu agradeço pelo exemplo que vocês me passaram. Coitada da minha mãe, me dando de tudo e eu não sabendo aproveitar. Acho que agora é hora de acordar para a vida!”
Narrador: E ela cumpriu. Aproveitou cada centavo que a mãe lhe dava para suas aulas de teatro. E de noite ainda trabalhava na lan house para ajudar sua mãe. Era pouco, mas a sensação de poder ser útil foi incomparável para ela. E suas amigas? Orgulhosíssimas, é claro.

Moral: Quem tem amigos, não passa dificuldades sem amparo e o trabalho é a melhor forma de ocupar-nos com o que realmente importa. Sejamos úteis e nos coloquemos sempre à disposição. Aquele que não luta, não merece o que tem.

Contação de História em turma 4003.


Grupo 5.

2 comentários:

  1. Grupo
    Parabéns pelo trabalho, pela proposta! Apenas, tenham mais cuidado na hora da leitura. A entonação de voz e as expressões do rosto fazem falta nesse tipo de estratégia de leitura. Amei o figurino e o texto. A discussão que vocês levantaram era de grande valor para contribuir com a formação de uma sociedade mais justa, mais solidária e humana.:-)
    Professora Catarine,
    parabéns pelo empenho de sempre.
    Grande abraço,
    Maris

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?

    Eu sou a Nelsi do blog Nê Arte e Artesanato e passei para conhecer seu espaço. Já visitei seu blog e amei. Parabéns! Estou te seguindo. Deixo um convite, vou aguardar a sua visita também e ficarei feliz se me seguir.
    Ótima semana
    Abraços

    ResponderExcluir