quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O CURSO NORMAL - SEMANA DA NORMALISTA


ORIGEM

O curso Normal, também conhecido como Magistério de 1o grau, ou Pedagógico é um tipo de habilitação para o magistério nas séries iniciais do ensino fundamental. Era um curso secundário, equivale nos moldes atuais, a um curso profissionalizante em três anos. Por opção, o professor poderia complementar por mais um ano, o chamado quarto normal, em uma área específica, o que habilitaria a atuar ate a 7a série (atual 8º ano).
A maioria das mulheres do início e meados do século XX se formavam em normalistas ou se casavam e paravam de estudar, pois, antigamente a única carreira mais aceita para a mulher era a de professora.
Em 1996, o então Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza aprovou a nova LDB, que já transitava no congresso há anos. Naquela lei, a mínima habilitação exigida para o magistério passou a ser uma licenciatura (ensino superior), depois foi reabilitado o curso Normal pela portaria E/SUEN número 07, de 22 de fevereiro de 2001, até que não exista mais professor leigo no país O curso pedagógico é conhecido por curso normal e seus alunos são conhecidos como normalistas, nome que inspirou um romance clássico da literatura brasileira, A Normalista.
É muito difícil encontrar professores primários homens, mas não impossível, muitos homens se formam como professores primários, enfrentam preconceito, mas ainda assim existem.
“ Saia comprida, um pouco abaixo dos joelhos, colarinho e punhos abotoados, vestidas de azul e branco,cabelos bem penteados e maquilagem discreta. Assim eram as normalistas dos anos 30, moças que balançavam o coração dos cadetes do Colégio Militar, transformando em tradição o namoro entre eles. Aos domingos, havia baile no Instituto com a presença obrigatória dos cadetes. Isso sem falar nos encontros depois da missa e nas caronas no trem exclusivo dos militares, onde as professoras tinham passe livre.

Velhas lembranças, velhas histórias e muita saudade. No fundo, a vontade de viver de novo tantas aventuras.



Grupo 2 : 
Caroline Azevedo 
Caroline de Lima
Fernanda Alentéjo
Hellen Costa
Isadora Pontes
Jéssica Ramos
Juliana Fernandes  
Laís Marques
Pedro André 

Nenhum comentário:

Postar um comentário