Literando
Apresentação
Este projeto tem por finalidade despertar nos alunos o
interesse pela leitura e escrita.
Justificativa
Justificativa
Tendo em vista as dificuldades apresentadas pelas turmas na
construção da leitura e escrita, surgiu a ideia de criar um projeto cuja
finalidade é despertar o interesse dos alunos pela leitura e escrita, estimular
o ima-ginário e compreender o que eles sentem e pensam, fazendo um paralelo entre
o fictício com a realidade atual.
Enunciação do desafio pedagógico
São alunos criativos, críticos, agitados e com oralidade
desenvolvida, no entanto apresentam dificuldades na construção da escrita e
leitura, assim sendo, este projeto pretende incentivá-los a produzirem textos
com diversas temáticas, onde os mesmos possam de forma lúdica desenvolver suas
habilidades e compe-tências, e desde modo despertar o gosto e o hábito pela
leitura e escrita.
Objetivos
. Utilizar aas diferentes linguagens - verbal, matemática,
gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar
suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos
públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de
comunicação.
. Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas
relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências,
ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros,
contrapondo-os quando necessário.
. Utilizar a vivência do aluno no contexto que vise o
desenvolvimento da leitura e escrita.
. Selecionar vários gêneros literários para serem lidas e
discutidas em grupo.
. Desenvolver a produção de textos com diversas temáticas.
. Estimular o senso crítico e a criatividade.
. Despertar o gosto pela leitura.
. Valorizar suas produções, como obras literárias.
. Reconhecer algumas histórias infantis.
. Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos.
. Oportunizar a criatividade, imaginação, humor,
ilusionismo.
. Desenvolver o hábito de ouvir com atenção.
. Enriquecer e ampliar o vocabulário.
. Intervir, posicionar, julgar e modificar historinhas e
contos.
. Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio.
. Permitir a livre expressão.
. Promover e estimular a linguagem oral.
Competências
. Capacidade para ler e escrever com autonomia.
. Capacidade em produzir textos escritos adequados à
situação presente.
Componentes curriculares
Poderá ser trabalhado com as demais disciplinas
curriculares, porque a construção da leitura e escrita é um processo lento, sistemático
e contínuo.
Meta
Este projeto tem como meta desenvolver e incentivar nos
alunos o prazer de ler e escrever, garantindo benefícios reais para as
dificuldades apresentadas por eles.
Estratégias
. Leitura e escrita de obras literárias, individuais e
coletivas
. Debate sobre as informações contidas nas obras literárias
e nos textos.
. Elo comparativo dos problemas apresentados nas obras
literárias, com as vivências dos alunos.
. Realização de oficinas.
Prazos
Durante o 2º semestre de 2012.
Locais
Nas salas de aula, sala de artes, auditório e pátio interno.
Responsáveis e atribuições
Professoras Katya, Amanda e Priscila.
Recursos materiais
Quadro branco
Papel ofício, papel pardo e
cartolina
Livros didáticos e paradidáticos
Materiais artísticos
Cópias de textos
Computador
Impressora
Câmera fotográfica digital para o
registro dos trabalhos
Recursos humanos
Professores
Alunos do 4º e 5 ºano
Providências para obtenção dos
recursos
Os recursos serão providenciados
pela equipe da Unidade Escolar.
Avaliação
A avaliação será contínua e
baseada na observação e registro da construção da leitura e escrita.
A participação dos alunos, em
grupo, também será avaliada e registrada em relação ao uso da responsabilidade
e integração.
Conclusão
Com este projeto espera-se que os alunos
desenvolvam a construção da leitura e escrita de forma prazerosa.
Referências bibliográficas
SEEDUC. Diretrizes Curriculares – Anos Iniciais do
Ensino Fundamental – Fevereiro 2010.
SEEDUC. Proposta Curricular: Um
Novo Formato – Língua Portuguesa – Fevereiro 2010.
Revista Nova Escola – Ano XXV – nº
234 – Agosto 2010.
MEC - PCNs – Parâmetros
Curriculares Nacionais.
BRASIL, Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro
e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília:
MEC/SEF,1998.
http://cantinhodassugestoes.blogspot.com.br
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