sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TRÊS RECURSOS. UM PARA TRABALHAR CONSTRUÇÃO DE TEXTO, LEITURA E OUTRO PARA PLURALIDADE CULTURAL


Construção de texto

A partir de algumas imagens se podem aproveitar bastante a criatividade do aluno, além de poder trabalhar a produção de um texto.
O aluno observará as cenas e logo em seguida descreverá com suas palavras um texto significativo em relação às mesmas.

 Levar para aula uma caixa vazia de tamanho médio ou grande toda enfeitada. O importante é que visualmente, essa caixa seja atrativa para seus alunos. Coloque dentro dessa caixa objetos diversos que podem ser: colares, perucas, chapéus, sapatos , carrinhos, bolas, o que você, tiver ao seu alcance. Peça a eles que observem o objeto escolhido e escreva sobre ele focando suas características físicas, para que serve e quem poderia utilizar esse objeto. Peça aos alunos que imaginem um/a personagem que faça uso do objeto que ele escolheu. Dê a esse personagem um nome e invente
uma história para o/a personagem criado fazendo uso do objeto que o aluno optou.

A partir dessa aula os alunos poderão desenvolver melhor sua imaginação, compreender a função social da língua escrita e oral e ter a oportunidade de criar um texto tendo como elemento motivador.

Leitura

 A leitura pode ser incentivada a partir de diversos recursos, um deles é a literatura de cordel e o jornal.
A partir destes recursos pode-se estimular o gosto pela leitura, facilitar a aquisição de vocabulário, promover o conhecimento tanto referente ao cotidiano quanto em relação aos gêneros jornalísticos. Estabelecer, a partir da comunicação, a interação das crianças com os demais integrantes da sociedade.


Pluralidade cultural

Além de se trabalhar o respeito mútuo, gera o conhecimento de variedades de culturas diferentes.
A história da Turma da Mônica, onde mostra nos episódios do Chico Bento, onde ele possui outro tipo de vida e vestimenta, de quem mora da roça.
Parlendas

Faça a famosa rodinha, organize a sala, afaste as carteiras e solicite que se assentem no chão. Inicie perguntando-lhes quais gibis eles conhecem e como os personagens se comunicam nos gibis. A ideia de trabalhar com as histórias em quadrinhos é a necessidade em usarmos um recurso atrativo aos alunos, para ampliar as aprendizagens em relação aos temas relacionados à diversidade cultural. Depois, mostre a eles uma história em quadrinhos, impressa em tamanho ampliado, para uma melhor visualização. Conte-lhes a história com a devida entonação de cada balão e discuta em sala.


GRUPOS 5 e 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário