DIVISÃO:
1.
Conteúdo: introdução ao conceito de DIVISÃO
2.
Objetivo: levar a criança a realizar ações de distribuir igualmente,
relacionando esta idéia com a operação de DIVISÃO.
3.
Recursos: flanelógrafo e figuras variadas nas quantidades correspondentes às
situações propostas, ou no quadro com desenhos esquematizados.
4.
Estratégias: Trabalhar o conceito da operação DIVISÃO, relacionando à ação de distribuir
igualmente. O professor introduz o trabalho através da apresentação de uma
situação problema, que será ilustrada no flanelógrafo ou no quadro.
“Mamãe tem 8 balas e quer distribuir essas balas, igualmente, para seus 4
filhos. Quantas balas receberá cada um”?
À
medida que for falando, ele vai montando a representação:
Observação:. As balas deverão ser distribuídas,
sucessivamente, uma para cada criança. Em seguida, pergunta:
Perg.:
Qual a ação que a Mamãe fez?
Resp.:
Mamãe fez a ação de distribuir igualmente as balas.
Perg.:
Qual é a operação que faz a ação de distribuir igualmente?
Resp.:
A DIVISÃO.
Perg.:
Quantas balas recebeu cada criança?
Resp.:
Cada uma recebeu 2 balas.
Conclusão: Portanto, a DIVISÃO é uma operação que faz a ação de
distribuir igualmente e a linguagem matemática é 8¸4=2.
Chamar a atenção para o sinal.
Repetir
a mesma situação, com outros dados, solicitando a participação das crianças.
FRAÇÃO:
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
- Resolver
situação-problema que requeira operações entre Frações com Denominadores
Iguais; - Resolver situação-problema que requeira operações entre Frações com
Denominadores Diferentes.
Duração das atividades
03 horas/aula –
150 minutos
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
- Conceito de
fração; - Conceito e identificação de frações equivalentes e suas
simplificações; - Conceitos de Mínimo Múltiplo Comum.
Estratégias e recursos da
aula
Professor (a), essa aula será desenvolvida com o
intuito de aplicar o conhecimento adquirido pelos alunos referentes ao estudo
de frações equivalentes e simplificação de frações, bem como a compreensão dos
conceitos de adição, subtração e multiplicação de frações.
Para dar início à aula o professor pode propor às seguintes questões à sala:
Para dar início à aula o professor pode propor às seguintes questões à sala:
- Ana comeu três oitavos de uma pizza e Helena
comeu pedaços de uma outra pizza que estava dividida em dezesseis pedaços
iguais. Quantos pedaços desta pizza Helena comeu, para comer a mesma quantidade
de Ana?
- Carol, Vitória e Camila são sócias em uma loja.
Sabe-se que todas têm a mesma parte na sociedade. O contador da loja escreveu a
seguinte seqüência para a representar a sociedade. Você concorda? Justifique
sua resposta.
Carol: 2/3
Vitória: 4/6
Camila: 6/9
Vitória: 4/6
Camila: 6/9
ÉTICA:
Esta dinâmica pode ser utilizada com alunos de várias faixas etárias em diversas disciplinas. Ou até mesmo em reuniões de pais.
Objetivos
Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Comparar diferenças e igualdades.
Material
Papel pardo, durex, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha etc...
Local e duração
Sala de aula ou uma sala grande. Cerca de 40 minutos
Desenvolvimento:
Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa. Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos... Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (tenha a disposição lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha etc...) e depois recortem.
Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade... deixe-os à vontade para falar. Se necessário , vá conduzindo a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais. Pergunte:
“Todos os peixinhos estão iguais?"
(não)
"Por que são diferentes?"
(porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes).
"Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado?"
(não)
"Porque?"
(porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes, etc..) - Mas apesar de todas estas diferenças todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
"Como a gente pode transferir estas idéias para a vida escolar?"
(aquário = escola; Peixinhos = alunos, professores, funcionários e pais)
"Como convivermos juntos, sabendo lidar com estas diferenças, em casa e na escola?”
E assim em diante , de acordo com o retorno dos pais...
Conclusão
As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação professor-pais.
GRUPO 1:
Jéssica Almeida, 22
Daniele de Oliveira, 11
Monique Firmino, 35
Risomar Helena, 41 .
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