No dia 12 de abril de 2012
a prefessora Kátia Veiga, que leciona no Instituto de
Educação Carmela Dutra (Carmelinha) realizou uma reunião com a nossa turma
(T.4003), onde descreveu a Turma 402 (4° ano do Ensino Fundametal).
Será com a T. 402 que desenvolveremos o projeto "Construindo e
Reconstruindo a Leitura e a Escrita", promovendo o letramento, a prática
social da escrita e da leitura, interpretação, a criatividade, a oralidade,
assim como, o prazer pela descoberta. Ao mesmo tempo teremos a oportunidade de
aprendermos também com eles, colocando em prática os conhecimentos que já
adquirimos e aprendendo outros decorrentes do cotidiano da sala de aula, ou
seja, aprendizagens que acontencem na dinâmica do dia a dia, da vivência da
prática pedagógica. Segundo a professora, as características da turma são:
amabilidade, agililidade, interesse, entusiasmo por novas experiências e
descobertas, paticipação, dedicação, atenção e esforço, ou seja, estão bastante
estimulados, têm um boa autoestima o que facilitará e possibilitará à T.4003 e
4004 realizarem um trabalho muito bom.
A professora também relatou as atividades desenvolvidas com os alunos, cuja a faixa etária é de 9 a 10 anos.
A professora também relatou as atividades desenvolvidas com os alunos, cuja a faixa etária é de 9 a 10 anos.
Entre as
atividades estão:
_ Construção de textos coletivos;
_ Trabalho com palavras de jornais para construção de frases e
textos coletivos;
_ Interpretação de texto;
_Caixinha de palavras (trazidas pelas próprias crianças);
_ Incentivo à leitura;
_ Entre outras atividades.
Suas expectativas em relação ao projeto são:
Que as turmas 4003 e 4004 realizem uma prática que promova o desenvolvimento da leitura, alcançando um bom desempenho junto às crianças;
Que seus alunos possam melhorar a organização do pensamento, exercitar
o pensamento crítico, a argumentação, a interpretação de textos variados,
realizar diversos tipos de registros compreendendo e se apropriando da escrita
e da leitura, percebendo através da vivência de atividades variadas a função
social desses conhecimentos que foram ccontruídos pela humanidade;
Trabalhar a leitura e a escrita a partir dos próprios alunos,
aproveitando suas vivências, suas bagagens, contextualizando essa aprendizagem
e ao mesmo tempo, numa linha interdisciplinar.
Alunas: Herika, Nayara e Helena Lourdes
Nenhum comentário:
Postar um comentário