quarta-feira, 18 de abril de 2012

Grupo 5

            Dia da terra !

Apesar de pouco comentado e trabalhado, é importante lembrar o Dia da Terra, 22 de abril, porque é o planeta que nós habitamos.
Idéia:  
Que tal falar sobre o futuro de nossa terra querida, enfatizando a importância de se conservar o meio ambiente? É importante preservar a Terra para existir vida com qualidade no futuro.
E Lembre-se: "há crianças que nunca viram uma galinha de verdade, nunca sentiram o cheiro de um pinheiro, nunca ouviram o canto do pintassilgo e não têm prazer em brincar com a terra. Pensam que terra é sujeira. Não sabem que terra é vida A data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental, com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data.
 A primeira manifestação aconteceu nos Estados Unidos em 22 de abril de 1970. Participaram milhares de pessoas, principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi grande e este criou a Agência de Proteção Ambiental.  O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Ela pertence a humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a realidade de cada região. O dia da Terra pode ser relacionado a diversas áreas do conhecimento, aqui expomos alguns exemplos de conteúdos que possam ser utilizados em suas determinadas áreas de cada disciplina:


A cidade ideal     -  Artes
Conservando a madeira    -    Ciências
Remédios e o nosso organismo   -     Ciências
O que é uma cidade? Viver e trabalhar no meio rural e urbano    -   Geografia
Onde você quer viver?    -    História
É ou não é uma cidade?     -    Matemática
O observador     -    Português

Plano de ação 
(Dia da Terra)
Projeto Pedagógico:  iecd.Saúde.com

Tema gerador:  "Planeta é a nossa mãe" (7 dias)
ALGUMAS SUGESTÕES
Objetivos: 

Apresentar o tema
Conscientizar sobre a importância do meio ambiental em nossa vida
Mostrar que todos fazemos parte do meio ambiente
Demonstrar atitudes coerentes de amor a natureza

Enfoque:

História: Falar sobre o lixo nas cidades. Para onde vai esse lixo? Como podemos diminuir a produção de lixo? / Falar sobre o Dia Internacional do planeta Terra: Onde surgiu? Como?
Geografia: Localização do planeta Terra, O Sistema Solar, A fauna e a flora brasileira
Português: Construção de texto com tema "Mãe Natureza" \ poesias \ musicas \ interpretação
Ciência: Importância da Natureza para a vida de todos nós; Recursos Naturais;
Conscientização sobre o consumo de água e luz, assimo como, sobre a produção do lixo nas cidades.
Matemática: Contagem dos materiais recicláveis; Atividades de cálculos a partir do tema.

Recursos \ atividades:
Utilizar músicas que falam sobre o planeta, poesias, histórias e videos que mostram a importância da natureza e também mostrar imagens da Terra. Realizar pesquisas  sobre a importância da terra. Realizar atividades de Matemática a partir de situações-problema com contas de luz, contas de água, etc. Realizar experiências, produzir de slogans, cartazes; realizar campanhas sobre a importância do meio ambiente, sobre a saúde do planeta, sobre o lixo produzido nos recreios, etc. Elaborar cartas para representantes políticos, elaborar vídeos; construir uma horta na escola etc. Realizar discussões a partir de reportagens de jornal, de situações que envolvam o tema no dia a dia dos alunos etc.


O ABC da Vida


Devemos amar e respeitar...
a Á RVORE que dá sombra, que dá frutos.
a B ALEIA que vive a nadar pelo mar.
a C ACHOEIRA que vive a vida a correr.
o D INOSSAURO que viveu há milhões de anos atrás...
a E  COLOGIA que é a ciência que estuda a vida.
a F  IGUEIRA que é uma árvore frondosa e faceira.
a G IRAFA que é pescoçuda como uma garrafa.
o H  IPOPÓTAMO que é pesado e gosta de água.
o Í NDIO que vive em aldeias na mata.
o J ACARÉ que rasteja devagar e sabe nadar.
a L  ARANJA que guarda um suco saboroso.
o M AR que é imenso e tem água salgada.
a N ATUREZA que nos encanta com sua beleza.
o O ZÔNIO que protege a Terra.
o P LANETA que vive a vida a girar.
o Q UATI que tem a cauda comprida com anéis de pêlos pretos.
o R IO que corre para o mar como quem vai se atrasar.
a S ELVA que é um lugar habitado por animais selvagens.
a T ERRA que é o planeta em que vivemos.
o U NIVERSO que é onde existem planetas, estrelas, asteróides.
o V ENTO que é o ar em movimento.
o X AXIM que é planta que tem o tronco formado por raízes.
E Z ELAR pelo nosso amado Planeta Terra.
(Projeto Apoema - A gente cuida da Terra)


vamos agora ver uma musiquinha ?
Planeta Terra
Vitor e Vitoria

No meu planeta Terra, meu planeta Terra
No meu planeta Terra, meu planeta Terra
Abram os olhos, veja quanta indiferença 
Nosso planeta sofre com a inconseqüência
Precisamos mudar desse jeito não dá
Eu quero respirar
No meu planeta Terra, meu planeta Terra
No meu planeta Terra, meu planeta Terra
Eu quero crescer e poder ver a luz do céu
Não quero ver florestas e rios
Refletidos num papel
Eu quero acordar e ver ainda os passarinhos
Cantando tão lindo numa natureza
Que sofre sorrindo...
No meu planeta Terra, meu planeta Terra
No meu Planeta Terra, meu planeta Terra
Eu quero crescer e poder ver a luz do céu

Vamos colorir?



Nenhum comentário:

Postar um comentário