O curso de formação de professores visa um desenvolvimento de alunos como
pessoas, nas suas múltiplas capacidades, isso implica uma atuação profissional
que exige metodologias pautadas na articulação teoria-pratica, na resolução de
situações-problemas e na reflexão sobre a atuação profissional.
Refletimos que, ao longo dos anos, temos observado a insegurança de nossos
alunos em relação à alfabetizar e dar procedimento a este processo, isso nos
fez pensar em um projeto q contemple os alunos do 3o ano do curso Normal, como
espaço alfabetizador dentro da nossa escola, onde possam desenvolver suas competências
e suas habilidades, mediante projeto de leitura e escrita com a finalidade de
auxiliar as crianças nesse processo de alfabetização que se encontra com
dificuldades, atendendo a clientela do entorno da comunidade. Elas serão
encaminhadas de sua escola de origem para o nosso espaço alfabetizador, onde receberão
aulas realizadas pelos estagiários que terão acompanhamento e orientação dos
professores de Pratica Pedagógica e Iniciação a Pesquisa do Ensino Fundamental
da escola.
A sala de aula será repleta de recursos que estimulem a criança a construir o
conhecimento da leitura e da escrita.
Sabemos que o processo de alfabetização inclui muitos fatores e quanto mais ciente
estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, de
como as crianças se situam em termos de desenvolvimento emocional, de como vem
evoluindo o seu processo de interação social de natureza da realidade lingüística
envolvida no momento em que está acontecendo a alfabetização, maior condição
terá o futuro professor de encaminhar de forma agradável e produtiva o processo de aprendizagem.
Sem duvida, esse é o desafio; uma escola que possa aproximar-se de cada estagiário,
no que diz respeito à construção de novas experiências e relações
profissionais, novas praticas em sala de aula, que coroam este esforço de
desenvolvimento de um processo de mudança para a própria formação profissional,
estaremos trabalhando para uma educação de qualidade.
grupo: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário