quarta-feira, 28 de março de 2012

"COLOCAÇÃO FRENTE AO BULLYING"

 Este fenômeno se caracteriza por um conjunto de comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos, contra um indivíduo ou grupo. Este tipo de comportamento Bullying, traz consequências muitas vezes até irreversíveis para a vida dos envolvidos. Grande parte das vítimas de Bullying não conta nem para os pais, ou professores o que está ocorrendo, muitas vezes por vergonha ou medo.O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição. Podemos considerar o Bullying como um fenômeno novo, porque vem sendo objeto de investigação e de estudos nas ultimas décadas, despertando a atenção da sociedade para suas conseqüências nefastas, resultando num processo em que os "valentões" projetam sua agressividade de forma oculta dentro de um mesmo contexto escolar. Por outro lado considera-se o Bullying como um fenômeno bastante antigo, por se tratar de uma forma de violência que sempre existiu nas escolas.
Para o trabalha a respeito do bullying na escola é preciso primeiramente promover uma conscientização de pais, professores, alunos, sociedade em relação à violência escolar. Trazendo para as escolas palestras, dinâmicas, que falem sobre o problema de maneira efetiva e clara, mostrando o que é, como mudar a realidade, o porquê da violência, e como acabar com esse tipo de conduta que só traz prejuízos tanto para vítimas, como para agressores.

Membro Grupo 3

Plano de Aula

Tema proposto: Bullying 
Recursos utilizados: Historinha em Quadrinhos
Tempo estimado: Uma semana.

Objetivos Específicos:

* Compreensão do objetivo do quadrinho a respeito do bullying;
* Conscientização de bullying como tipo de agressão;
*Fazer com que os alunos reconheçam a importância de respeitar o outro e suas  diferenças em todos os aspectos.



Desenvolvimento das atividades

1°Momento:O aluno será estimulado a contar um pouco sobre o que entendeu do quadrinho em roda de conversa.

2°Momento:Vamos a atividade.

*Registrar no caderno um pouco sobre o que mais gostou dos quadrinhos informativos.
*Momento para avaliar se os alunos compreenderam o objetivo do quadrinho.

3°Momento:Atividade elaborada em folha relacionada ao tema como proposta.

4°Momento:Realizar um questionário sobre as práticas que caracterizam o bullying.

5°Momento:Atividade para casa.

*Pesquise em jornais revistas e internet assuntos com relação ao bullying para exposição juntamente com o questionário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário