sexta-feira, 6 de julho de 2012

Trajes Típicos



Trajes Típicos de cada Região Brasileira 


    No fim do século XIX, as damas que dançavam a quadrilha usavam vestidos até os pés, sem muita roda, no estilo blusão, com gola alta, cintura marcada, mangas "presunto" e botinas de salto abotoadas do lado. Os cavaleiros vestiam paletó até o joelho, com três botões, colete, calças estreitas, camisas de colarinho duro, gravata de laço e botinas.


    Hoje em dia, na tradição rural brasileira, o vestuário típico das festas juninas não difere do de outras festas: homens e mulheres usam suas melhores roupas. Nos centros urbanos, há uma interpretação do vestuário caipira ou sertanejo baseada no hábito de se confeccionar roupas femininas com tecidos de chita florido e as masculinas com tecidos de algodão listrados e escuros. Assim, as roupas usadas para dançar a quadrilha variam conforme as características culturais de cada região do país. Os trajes mais comuns são: para os cavalheiros, camisa de estampa xadrez, com imitação de remendos na calça e na camisa, chapéu de palha, talvez um lenço no pescoço e botas de cano; as damas geralmente usam vestidos com estampas florais, de cores fortes com babados e rendas, mangas bufantes e laçarotes no cabelo e/ou chapéu de palha.
    A festa de São João brasileira tradicional é típica da Região Nordeste. A indumentária citada acima é a utilizada nesta região.
    No Sul, a dança-das-fitas, de origem portuguesa e espanhola, é a que mais anima as festas. Casais com roupa caipira, bombachas e vestidos remendados, dançam cruzando fitas coloridas presas a um mastro. O gosto dos gaúchos pelas carnes não é esquecido e o churrasco está sempre presente. Mas em toda festa junina não pode faltar a famosa queima de fogos, barraquinhas de comidas típicas, quentão fogueiras, quadrilhas, músicas caipiras e os trajes tradicionais do interior. No sul, os vestidos femininos ganham mais rendas e um ar de romântico
já os homens ganham trajes de peão.

    No Rio Grande do Sul, por exemplo, os  participantes não aderem aos trajes caipiras e comemoram com o vestuário típico da região, como a bombacha, sob o ritmo do vanerão.
    Da região Sudeste vem o caipira com chapéu de palha, calça remendada, camisa xadrez e dente cariado, personagem nascido nas comemorações pelo interior de São Paulo e de Minas Gerais.




    

    Na Região Norte a festa típica é ofuscada pelo festival folclórico de Parintins, que ocorre no final de junho no Amazonas. Em lugar da quadrilha, ouve-se a toada do boi-bumbá. As cores das vestimentas durante o festival baseiam-se nos tons de azul.
   


A tradição na região Centro-oeste é dançar ao ritmo da polca paraguaia, a indumentária, porém é semelhante a tradicional.






TRAJES TRADICIONAIS

    O vestuário masculino é inspirado no caipira: paletó, camisa xadrez, calça remendada com retalhos coloridos, suspensório, lenço no pescoço, bota nos pés e chapéu de palha. O bigodinho desenhado com lápis delineador dá todo o charme no visual.
    Já o traje feminino oferece mais diversidade na hora da escolha. Vestidos coloridos de chita, saias rodadas com várias camadas e de babados são tradicionais em qualquer "arraiá". Para incrementar, vale usar meia-calça, camadas de cetim, rendas, fitinhas e flores. No cabelo marias-chiquinhas e tranças são penteados clássicos.






Meninas

1 Blush vermelho e sardas feitas com lápis para contorno dos olhos.
2 Tranças verdadeiras ou postiças.
3 Batom vermelho e dente pintado de preto com lápis para contorno dos olhos.
4 Meias até os joelhos.
5 Calção de chita com babados e rendas.
6 Vestido de chita cheio de babados e rendas.
7 Fita larga na cintura com um laço atrás.
8 Chapéu de palha enfeitado com fitas e flores.


Meninos

1 Chapéu de palha com as abas desfiadas.
2 Dente pintado de preto.
3 Camisa xadrez.
4 Jeans "pula brejo", com remendos coloridos.
5 Botina e meias coloridas.
6 Lenço vermelho.

7 Bigode e cavanhaque feitos com lápis para olhos.

Noiva 

1 Blush vermelho e sardas nas bochechas feitas com lápis para contorno dos olhos.
2 Veu de tule e grinalda de papel crepom.
3 Se quiser, costure uns remendos coloridos no vestido.
4 Tênis e meias brancas.
5 Vestido branco cheio de babados e rendinhas. Se quiser, costure uns remendos coloridos.
6 Baton e dente pintado de preto.


Noivo

1 Chapéu de palha com as abas desfiadas.
2 Sobrancelhas, bigode e cavanhaque feitos de lápis para contorno dos olhos.
3 Camisa xadrez e gravata berrante.
4 Calça Jeans remendada.
5 Botas e meias coloridas.
6 Paletó com remendos coloridos nas mangas.
7 Flor para lapela.








Nomes: Bianca Almeida
            Catarine Ribeiro
            Gabriella Leal
            Patricia Tavares




GRUPO 5.

Um comentário:

  1. Excelente. Ótima pesquisa. Imaginem se vocês tivessem aproveitado a questão do meio ambiente? Trajes com material reciclado. Legal né? beijo

    ResponderExcluir