segunda-feira, 9 de julho de 2012

Como é comemorada nas demais regiões

Festa Junina

Região Sul

A festa junina na região Sul também costuma ser comemorada em grande estilo, valorizando o estilo caipira e a essência do evento. No entanto, os estados costumam incorporar outros traços culturais para tornar as festas de São João mais agradáveis e de acordo com as tradições do sul brasileiro.Os trajes caipiras  também combinam com a região Sul do Brasil, mas essas roupas são associadas ao vestuário regional para tornar a comemoração mais exclusiva. Dessa forma, é comum encontrar homens com trajes de peão e mulheres vestindo roupas delicadas e românticas de prenda. O regionalismo está expresso no uso da bombacha,vestidos rendados e discretos, entre outras peças características principalmente do Rio Grande do Sul.A festa é aquecida pelo ritmo do vanerão, uma dança típica entre os gaúchos e também muito popular no Paraná e Santa Catarina. Para conseguir acompanhar os movimentos da dança, é necessário ter muita disposição, energia e conhecer bem os passos. Ainda se tratando do contexto de danças típicas, vale apena ressaltar a dança das fitas, que possui origem portuguesa e espanhola, mas foi agregada a cultura sulista.Tal como acontece nas demais festas juninas do país, os eventos do Sul também possuem uma série de brincadeiras, queima de fogos, barraquinhas de comidas típicas que também se apropriam do regionalismo. Com certeza uma típica festa junina gaucha terá muito churrasco e chimarrão.


                                      Região Nordeste
No mês de junho, em algumas cidades brasileiras, não precisa ser dia 24 para começar as comemorações da festa junina. É tradição de Caruaru e Campina Grande oferecer o melhor da festividade junina do Brasil. As festas juninas que acontecem nessas cidades atraem turistas de todo Brasil e do exteriortambém, ano após ano. É comemorado com muitas danças, quadrilhas, show musicais, fogos de artifício acompanhado de canjica e a pamonha que são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho.Quem visita o nordeste nessa época, nunca esquece pelas festividades muito animadas e é uma ótima ocasião para quem deseja conhecer a cultura e os costumes de um povo que comemora a colheita do milho de uma forma bem divertida e contagiante.Outras cidades nordestinas também comemoram as festas juninas em grande estilo, um pouco diferente para cada estado, mas ainda assim com muita dança e muita alegria: São Luiz (MA), Teresina (PI), João Pessoa (PB) também são cidades nordestinas que oferecem essa atração no mês de junho.No Nordeste ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.


Região Centro-Oeste
Conta a história que as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, quando realizava-se uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.Nessa data, o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas.Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, dentre outros. Porém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa.Várias são as opções para se fazer uma boa festa junina. O mané-pelado é um bolo feito de mandioca crua, ralada; a paçoquinha é feita de amendoim torrado, bolacha de maisena e leite condensado; a maçã do amor é uma maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé; bolo de coco; cachorro-quente, o delicioso pãozinho com molho e salsicha; pé de moleque, feito com rapadura e amendoim torrado; pinhão cozido, uma castanha característica do sul e o famoso quentão, feito com gengibre, canela e pinga.As festas juninas são conhecidas como características da Igreja Católica Apostólica Romana, por manter culto de veneração a três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro.Dessa cultura religiosa surgiram as quermesse ou festas de barraquinhas, onde são vendidos esses deliciosos alimentos, além de artesanatos, a fim de arrecadar verbas para as benfeitorias da igreja.Essas festas também são conhecidas como festas de caridade e durante sua realização acontecem várias brincadeiras, também para se arrecadar fundos. São feitos pequenos leilões de alimentos, nos quais os lances chegam a valores bem maiores que os das prendas, mas somente para levar animação ao momento, além de fazer a doação para a igreja.


Região Sudeste


Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quemersses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante a quemers.




Região Norte
 A festa típica é ofuscada pelo festival folclórico de Parintins, que ocorre no final de junho no Amazonas. Em lugar da quadrilha, ouve-se a toada do boi-bumbá. São servidas receitas regionais como tapioca (à base de mandioca) e tacacá (bebida de origem indígena).



Grupo 6

Carina Paola
Eliza Ramos
Jefferson Costa
Raphaelle Cristine


Nenhum comentário:

Postar um comentário