quarta-feira, 28 de março de 2012

BULLYING: NÃO FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA!


     

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bullY, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
 Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.Ao surgir uma situação em sala, a intervenção deve ser imediata. 
"Se algo ocorre e o professor se omite ou até mesmo dá uma risadinha por causa de uma piada ou de um comentário, vai pelo caminho errado. Ele deve ser o primeiro a mostrar respeito e dar o exemplo", diz Aramis Lopes Neto, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O professor pode identificar os atores do bullying: autores, espectadores e alvos. Claro que existem as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. Mas é necessário distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o pediatra Lauro Monteiro Filho.
- Incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças por meio de conversas, campanhas de incentivo à paz e à tolerância, trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação de diferentes papéis em um conflito;
- Desenvolver em sala de aula um ambiente favorável à comunicação entre alunos;
- Quando um estudante reclamar de algo ou denunciar o bullying, procurar imediatamente a direção da escola.
O professor é um exemplo fundamental de pessoa que não resolve conflitos com a violência. Não adianta, porém, pensar que o bullying só é problema dos educadores quando ocorre do portão para dentro. É papel da escola é construir uma comunidade na qual todas as relações são respeitosas.
Mesmo não sendo entendida como bullying, trata-se de uma situação que exige a reflexão sobre o convívio entre membros da comunidade escolar. Quando as agressões ocorrem, o problema está na escola como um todo. Em uma reunião com todos os educadores, pode-se descobrir se a violência está acontecendo com outras pessoas da equipe para intervir e restabelecer as noções de respeito.
Se for uma questão pontual, com um professor apenas, é necessário refletir sobre a relação entre o docente e o aluno ou a classe. ''O jovem que faz esse tipo de coisa normalmente quer expor uma relação com o professor que não está bem. Existem comunidades na internet, por exemplo, que homenageiam os docentes. Então, se o aluno se sente respeitado pelo professor, qual o motivo de agredi-lo?''
''Deve-se conscientizar os pais e os alunos sobre os efeitos das agressões fora do ambiente escolar, como na internet, por exemplo."



Tema: Saúde Emocional na Escola
Grupo: 2         
Turma: 4003
Nomes: Caroline Alves
            Hellen Costa
            Isadora Pontes
           Jéssica Ramos
           Juliana Fernandes
            Pedro André

"COLOCAÇÃO FRENTE AO BULLYING"

 Este fenômeno se caracteriza por um conjunto de comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos, contra um indivíduo ou grupo. Este tipo de comportamento Bullying, traz consequências muitas vezes até irreversíveis para a vida dos envolvidos. Grande parte das vítimas de Bullying não conta nem para os pais, ou professores o que está ocorrendo, muitas vezes por vergonha ou medo.O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição. Podemos considerar o Bullying como um fenômeno novo, porque vem sendo objeto de investigação e de estudos nas ultimas décadas, despertando a atenção da sociedade para suas conseqüências nefastas, resultando num processo em que os "valentões" projetam sua agressividade de forma oculta dentro de um mesmo contexto escolar. Por outro lado considera-se o Bullying como um fenômeno bastante antigo, por se tratar de uma forma de violência que sempre existiu nas escolas.
Para o trabalha a respeito do bullying na escola é preciso primeiramente promover uma conscientização de pais, professores, alunos, sociedade em relação à violência escolar. Trazendo para as escolas palestras, dinâmicas, que falem sobre o problema de maneira efetiva e clara, mostrando o que é, como mudar a realidade, o porquê da violência, e como acabar com esse tipo de conduta que só traz prejuízos tanto para vítimas, como para agressores.

Membro Grupo 3

Plano de Aula

Tema proposto: Bullying 
Recursos utilizados: Historinha em Quadrinhos
Tempo estimado: Uma semana.

Objetivos Específicos:

* Compreensão do objetivo do quadrinho a respeito do bullying;
* Conscientização de bullying como tipo de agressão;
*Fazer com que os alunos reconheçam a importância de respeitar o outro e suas  diferenças em todos os aspectos.



Desenvolvimento das atividades

1°Momento:O aluno será estimulado a contar um pouco sobre o que entendeu do quadrinho em roda de conversa.

2°Momento:Vamos a atividade.

*Registrar no caderno um pouco sobre o que mais gostou dos quadrinhos informativos.
*Momento para avaliar se os alunos compreenderam o objetivo do quadrinho.

3°Momento:Atividade elaborada em folha relacionada ao tema como proposta.

4°Momento:Realizar um questionário sobre as práticas que caracterizam o bullying.

5°Momento:Atividade para casa.

*Pesquise em jornais revistas e internet assuntos com relação ao bullying para exposição juntamente com o questionário.



terça-feira, 27 de março de 2012

AULA DOS GRUPOS 5 E 6

Aula do dia 22 de março de 2012 

Objetivo
Realizar duas dinâmicas integradas como sugestões para elaboração do contrato pedagógico no 1º segmento ao Ensino Fundamental.


Dinâmica 1:
Em nome da arte...  A arte do nome...

-Com uma folha der papel ofício ao criar a "sua marca", utilizando o próprio nome
-Dobrar a folha ofício ao meio no sentido vertical
-Após, escrever o seu nome utilizando a extremidade da dobra como linha
-Recortar em torno do nome
-Aparecerá uma forma e com isso cada um criará um desenho que será sua marca


Dinâmica 2:
O País imaginário
-Imagine que vocêdescobriu um País jamais habitado
-Elabore três direitos e três deveres que considere essenciais à convivência nele
-Após escrevê-los ao lado da sua marca e apresentar ao grupo.



Objetivo das dinâmicas:

-Observar que direitos envolvem deveres

-Discutir o que o grupo considera importante para a convivência

-Desenvolver a oralidade, criatividade e a escrita

-Perceber que as "diferentes marcas" enriquecem a convivência no grupo e representam o que cada um pode oferecer de diferente


Confecção da Dinâmica 1


Coelho feito com o nome Catarine


Um bicho 


Um peixe


O coelho novamente só que agora pintado


Catarine 


Alessandra


O Frankenstein criança feito com o nome Eliza


Um sapo feito com o nome Carina


A nossa sala de projeto

Juntos fazemos um trabalho excelente !

Todos cooperando na arrumação dos materiais pedagógicos da sala

Separa daqui separa de lá

Confecção das etiquetas para os materiais do projeto

Retirando tudo que não facilita nosso trabalho



Refazendo a caixa de revistas

Colaborar para uma educação de qualidade é primordial pra um ótimo futuro promissor 

               

segunda-feira, 26 de março de 2012

EMOCIONÔMETRO - GRUPOS 3 e 4

Atividade de PPIPEF do mês de março (Grupos 3 e 4)

 

       EMOCIONÔMETRO

                                                                                                   




Esta atividade serve para auxiliar a criança na percepção das suas emoções e as do próximo, pode ajudar na integração da turma e em conceitos tais como os de valores, respeito ao próximo, além de mostrar que os sentimentos são passíveis de mudanças e que podemos ter o controle sobre os mesmos.


CONFECÇÃO

Para a confecção do emocionômetro acima foram utilizados os seguintes materiais :uma folha de papel pardo,cartolinas verdes para escrever os nomes , e amarelas para confeccionar as carinhas que demonstram os sentimentos dos alunos naquele determinado dia como :Alegre , triste , normal e medo sem grandes emoções.  

Como utilizar?

Os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como estão se sentindo no determinado dia e em seguida o professor poderá pergunta-lo o porquê.



Observações:
Com este simples recurso podemos identificar os sentimentos de todos os alunos da turma, aprendendo a lidar com as diferenças, e com o momento de cada um individualmente além de repassar valores como respeito , amizade e união.


terça-feira, 20 de março de 2012

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA

  


   A “Educação” e a “Saúde” sempre foram temas principais nas políticas públicas por serem amplamente reconhecidas como necessidades básicas e universais do ser humano.
     Assim, desde a década de 1950 o governo brasileiro desenvolveu diversas iniciativas nas Escolas numa perspetiva de melhorar a saúde dos estudantes. Em sua maioria, tais experiências tiveram foco nos cuidados de higiene e primeiros socorros, bem como a garantia de assistência médica e odontológica. Em geral, essas ações se baseavam na idéia de que para ter saúde era preciso cuidar do corpo e saber tomar remédios. Os trabalhos eram desenvolvidos na visão de que o indivíduo era o único responsável pela sua própria saúde.
    Por outro lado, atualmente a idéia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis não dependem unicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico. Nessa visão holística e mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multi disciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.
   Assim, a Escola deve integrar seus trabalhos com as unidades de saúde para produção do saber com a idéia de que a “saúde” só é possível na produção de cidadania e autonomia do ser humano.
   Vale destacar que os objetivos dessa proposta se baseiam no Programa Pedagógico 2012  iecdsaúde.com .
   O objetivo geral desse projeto  é  promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde física, emocional , coletiva , saúde na escola , mental , entre outros .
  Nosso objetivo específico é :
  • eenriquecer o currículo escolar com dicas de atividades práticas e teóricas na exploração do tema referido ;
  • contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos, melhorando assim os índices de educação e de saúde ;
  • incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem; 
   Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. 
   Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades para reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida da população.
  A educação eficaz é aquela em favorece a formação de cidadãos críticos e bem informados, que tenham habilidades e competências diversas para agir de forma eficiente em defesa da vida. Por isso, a Escola deve criar estratégias que possam envolver toda sociedade nas questões que tratam da saúde pública, da promoção da sexualidade sadia e no combate ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.
  Em vários lugares de nosso país, educadores têm se pautando nessas idéias para agir de forma contundente no oferecimento de uma educação de qualidade que estimula o desenvolvimento de práticas de promoção de saúde que englobam conhecimentos, habilidades para a vida, tomada de decisões, atitudes saudáveis e construção de ambientes favoráveis à saúde. Tudo isso tem por base diversas ações educativas e sanitárias, cujo enfoque principal é a promoção da saúde centrada na criança com uma projeção significativa para a comunidade escolar e a família. 
   Abaixo seguem algumas dicas de como podemos trabalhar saúde em sala de aula no Ensino Fundamental : 
  1. Trabalhando a saúde física na escola .
      Com os/as alunos/as organizados/as em círculo, inicie com uma conversa sobre o corpo. Faça perguntas que instiguem os/as alunos/as a pensarem sobre a temática tais como: em que momentos precisamos escovar os dentes e lavar as mãos? Como tenho cuidado do meu corpo durante o banho? O que acontece com nosso corpo se não cuidamos dos hábitos de higiene?  Depois faça uma dinâmica cujo objetivo é demonstrar as diferenças, ou seja, a forma singular com que cada um/a observa o corpo humano. Para essa atividade, vamos precisar de folha de papel branco, lápis de escrever e de colorir. Com a turma organizada em círculo entregue uma folha para cada participante e um lápis de escrever. Coloque uma música para tocar e ao seu sinal as crianças começam a desenhar um corpo humano. Espere alguns segundos e pare a música. As crianças passam sua folha desenhada para o/a colega da esquerda e recebe a folha do/a colega da direita. A música é reiniciada e cada um/a continua o desenho do/a outro/a colega. A dinâmica continua até cada desenho retornar para seu/sua dono/a. Após a dinâmica, converse com a turma sobre as diferenças e semelhanças nos desenhos e como cada um/a contribuiu com o desenho do/a outro/a. Aproveite o momento para expor as imagens produzidas na parede ou mural da sala de aula.   Outra atividade também com o mesmo objetivo , é leva seus/suas alunos/as para a sala Multimídia da escola e acessar , esse vídeo :

       Você irá encontrar o vídeo no You Tube: “Ratinho Castelo Rá-tim-bum”.

    Ratinho Tomando Banho
    Castelo Ra-Tim-Bum

    Tchau preguiça
    Tchau sujeira
    Adeus cheirinho de suor
    Oh...
    Lava lava lava
    Lava lava lava
    Uma orelha uma orelha
    Outra orelha outra orelha
    Lava lava lava lava
    Lava a testa, a bochecha,
    Lava o queixo
    Lava a coxa
    E lava até...
    Meu pé
    Meu querido pé
    Que me agüenta o dia inteiro
    Oh Oh
    E o meu nariz
    Meu pescoço
    Meu tórax
    O meu bumbum
    E também o fazedor de xixi
    Oh...
    La la
    Laia laia la
    Laia la la la
    Laia la
    La la la la la
    Hum... Ainda não acabou não
    Vem cá vem... vem
    Uma enxugadinha aqui
    Uma coçadinha ali
    Faz a volta e põe a roupa de paxá
    Ahh!
    Banho é bom
    Banho é bom
    Banho é muito bom
    Agora acabou!

     

      Assista ao vídeo com os/as alunos/as e invente com eles/elas uma coreografia para a música. Aproveite para explorar os nomes de algumas partes do corpo e como fazemos a higiene de cada parte durante o banho. É muito interessante filmar este momento em que os/as alunos/as interagem e depois passar a filmagem para que eles/elas assistam.
    Sugestão: Se em sua escola tiver uma ducha, peça que cada aluno/a traga para a escola sabonete, xampu, condicionador, bucha e outros materiais utilizados no momento do banho. Peça que todos venham com roupa de banho e dê uma aula prática sobre os hábitos de higiene no banho.
      Professor/a aproveite o tema higiene e saúde para trabalhar com a turma a importância do esporte e de uma boa alimentação para nossa saúde.
  2. Trabalhando a saúde emocional

      Sabemos que se uma pessoa não está bem emocionalmente, todo o organismo fica comprometido, até a própria capacidade de pensar. A felicidade e o bem estar parecem algo etéreo, mas existem habilidades que contribuem para desenvolvê-los. A questão é que nossa sociedade valoriza o quociente intelectual, e as escolas estão mais preocupadas em preparar os alunos para passar na faculdade. Mas a saúde emocional é decisiva para nossa felicidade .
      O educador tem que saber reconhecer emoções desagradáveis para criança, como tristeza, raiva, ciúme e nervosismo, e identificar estratégias para lidar com esses sentimentos. Se elas tiverem dificuldade para expressar seus sentimentos, correm maior risco de não conseguir pedir e receber ajuda.     
      Uma boa boa dica de atividade , é ler uma história , onde há uma situação em que a criança tenha que solucionar , algo em que ela identifique com o seu cotidiano , para que possa ser estimulada a expor e resolver , ou até mesmo pedir ajuda .
      Se os educadores , puderem ensinar as crianças a lidar com suas dificuldades, elas terão mais facilidade para lidar com crises na adolescência e na idade adulta. Com esse estímulo, elas também se tornam adultos mais comunicativos. E as crianças adquirem a certeza de que existem várias alternativas para solucionar um problema. Sabemos que somos tão mais saudáveis emocionalmente quanto maior é nossa capacidade de encontrar alternativas para resolver as dificuldades.  O professor é um facilitador, ele não tem resposta pronta. Por exemplo, ao ler essa história e jogar uma pergunta para o grupo , como : "O que podemos fazer para nos sentir melhor quando estamos tristes?" As crianças levantarão as mãos e cada um dirá uma coisa , como por exemplo : "Eu posso dormir"; "Eu vou jogar videogame"; outro fala: "Eu choro"; ou então: "Vou tomar sorvete". Os professores as incitam a dar muitas respostas. E a criar filtros, para que suas atitudes não prejudiquem os outros.
       
  3. Trabalhando a saúde mental

      O professor deve trabalhar a saúde mental das crianças , incentivando elas a ler , ou até mesmo fazendo uma roda de história , para incentivar de forma indireta a criança a querer ler , querer buscar novas histórias , novos mundos diferentes . Dar jogos que incentivem a mente da criança , contam muito .
      Mas apenas ler , também não é suficiente , a família da criança tem que ser orientada , para ajudar nesse processo , com uma alimentação saudável , dormir bem ( por no mínimo 8 horas por dia , para ficar bem descansado ) , entre outras coisas .
  4. Trabalhando a saúde coletiva

      O professor pode pegar um tema de saúde , como por exemplo a alimentação saudável , e propor a turma a fazer um cartaz , ao som de uma música que fale sobre alimentação . Como exemplo de uma musica dinâmica , fácil e que algumas das crianças se interessem é essa abaixo :
                        
      A partir da música , organizar com as crianças , um cartaz ou sobre a pirâmide alimentar, ou uma "feira de ciências  " para apresentar aos pais sugestões de cardápios mais saudáveis , "apresentar" frutas à eles ( indiretamente o professor estará incentivando as crianças a comerem frutas ) . 
  5. Trabalhando a saúde na escola  

      O professor pode organizar com apoio da Secretaria da escola uma campanha de limpeza e recuperação ambiental da escola , como a dengue. A Escola pode convidar alguns profissionais da saúde ou combate a dengue  para realizar dinâmicas e alternativas no tratamento de doenças.
      As turmas também podem montar juntas um ciclo do mosquito com algum material como a massinha . Apresentando antes para as turmas um ciclo do mosquito ( água parada , ovinhos do mosquito , larvas , mosquitos e etc).
      Depois disso fazer com que as crianças juntas sempre "monitorem" as dependências da escola , e com o passar do tempo , monitorando até mesmo suas próprias casas e a vizinhança .

       

                                                                                                                                         Por : Grupo 1 

domingo, 18 de março de 2012

PROJETO CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO A LEITURA E A ESCRITA - OBJETIVO

  Proporcionar ao futuro professor uma aprendizagem eficiente e vivências que aumentem o seu conhecimento e estimulem a prática pedagógica, através de um trabalho com propostas inovadoras e variadas, no auxílio das dificuldades da leitura e da escrita.

grupo: 5

PROJETO CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO A LEITURA E A ESCRITA - PROBLEMATIZAÇÃO

  Mediante as dificuldades enfrentadas pela escola de firmar convênios com escolas particulares do Ensino Fundamental para praticas de estaágio, devido a dificuldades burocráticas de convênios da SEERJ com a SMERJ, devido também ao fato de que, a maioria dos alunos são menores de idade e por fim, ao fato de que, por lei, qualquer estágio tem que ser coberto por um seguro de vida obrigatório, achamos por bem, criar uma alternativa de estágio, onde o estagiário poderá fazer a sua carga horária no próprio local de estudo, sendo que no contra turno, em nenhuma barreira das citadas acima. É importante citar que a criação desse projeto, irá beneficiar todos os alunos do 3º ano, em suas práticas pedagógicas e o professor também poderá acompanhar de perto todo o seu desenvolvimento, avaliando o seu desempenho quanto futuro profissional.

grupo: 5

PROJETO CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO A LEITURA E A ESCRITA - JUSTIFICATIVA


  O curso de formação de professores visa um desenvolvimento de alunos como pessoas, nas suas múltiplas capacidades, isso implica uma atuação profissional que exige metodologias pautadas na articulação teoria-pratica, na resolução de situações-problemas e na reflexão sobre a atuação profissional.

  Refletimos que, ao longo dos anos, temos observado a insegurança de nossos alunos em relação à alfabetizar e dar procedimento a este processo, isso nos fez pensar em um projeto q contemple os alunos do 3o ano do curso Normal, como espaço alfabetizador dentro da nossa escola, onde possam desenvolver suas competências e suas habilidades, mediante projeto de leitura e escrita com a finalidade de auxiliar as crianças nesse processo de alfabetização que se encontra com dificuldades, atendendo a clientela do entorno da comunidade. Elas serão encaminhadas de sua escola de origem para o nosso espaço alfabetizador, onde receberão aulas realizadas pelos estagiários que terão acompanhamento e orientação dos professores de Pratica Pedagógica e Iniciação a Pesquisa do Ensino Fundamental da escola.
 A sala de aula será repleta de recursos que estimulem a criança a construir o conhecimento da leitura e da escrita.

  Sabemos que o processo de alfabetização inclui muitos fatores e quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, de como as crianças se situam em termos de desenvolvimento emocional, de como vem evoluindo o seu processo de interação social de natureza da realidade lingüística envolvida no momento em que está acontecendo a alfabetização, maior condição terá o futuro professor de encaminhar de forma agradável  e produtiva o processo de aprendizagem.

  Sem duvida, esse é o desafio; uma escola que possa aproximar-se de cada estagiário, no que diz respeito à construção de novas experiências e relações profissionais, novas praticas em sala de aula, que coroam este esforço de desenvolvimento de um processo de mudança para a própria formação profissional, estaremos trabalhando para uma educação de qualidade.

grupo: 5

quarta-feira, 7 de março de 2012

PROJETO - PROBLEMATIZAÇÃO

Mediante as dificuldades enfrentadas pela escola de firmar...

PROJETO - JUSTIFICATIVA

O curso Formação de Professores, visa um desenvolvimento de alunos como pessoas, nas suas múltiplas capacidades, isso implica uma atuação profissional que exige metodologias pautadas na articulação teoria-prática, na resolução de situações-problemas e na reflexão...